Bem-vindo(a) ao blog do Grupo Linfe,

neste espaço você conhece mais sobre os estudos desenvolvidos acerca dos temas infâncias, linguagem, educação, formação de professores etc. e ainda participa das discussões de conteúdos relevantes e caros ao Grupo de Pesquisa.

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Pesquisa Linguagem, Infâncias e Educação (Linfe) reúne docentes, graduandos e pós-graduandos da Faculdade de Educação (Faced) e pesquisadores do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de colaboradores da rede pública municipal de ensino de Juiz de Fora/MG.

Constituído em 2013, o Grupo Linfe desenvolve estudos sobre os temas currículo, formação de professores, práticas pedagógicas e avaliação da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Focado em realizar estudos e pesquisas sobre as diversas vivências das infâncias em contextos educacionais, o Grupo Linfe compreende a infância como categoria social, o que torna possível apreender diferentes vivências da infância, razão pela qual se refere a tal categoria no plural. O Grupo busca entender como os modos de organização e funcionamento das instituições educacionais, assim como as mediações que nelas se realizam, repercutem em diferentes domínios das vivências infantis, dentro e fora da escola: o seu desenvolvimento, as relações sociais, as suas afecções e as formas próprias de atribuir sentido ao mundo. 

Para o Grupo Linfe, a linguagem é concebida como via de acesso privilegiada às experiências dos sujeitos, assim como constituidora desses.


Linhas de Pesquisa


Atualmente, o Grupo Linfe organiza as suas atividades em duas linhas de pesquisa, abaixo descritas.


📌 Currículo e Avaliação


Essa linha de pesquisa busca compreender as relações entre currículo e avaliação na educação básica, abordando as práticas de avaliação interna e externa à escola e os modos como essas práticas repercutem e influenciam os currículos e investigando instrumentos e práticas de avaliação interna e externa à escola.

📋 Pesquisas em andamento: 

[em breve]


📌 Educação Infantil e Ensino Fundamental

A linha de pesquisa educação infantil e ensino fundamental reúne estudos e pesquisas cujo objetivo é compreender as experiências de crianças e professores na etapa da educação infantil e como tais experiências se configuram na transição entre esta primeira etapa da educação básica e a etapa seguinte, o ensino fundamental.

📋 Pesquisas em andamento: 

[em breve]

Registros autorais


Para conhecer mais a história do Grupo Linfe, leia as atas redigidas por seus integrantes. Cada documento relata a pauta e os propósitos de cada encontro, além de reportar os assuntos debatidos e as decisões e argumentos apresentados.

Atas de 2015