Constituído em 2013, o Grupo Linfe desenvolve estudos sobre os temas currículo, formação de professores, práticas pedagógicas e avaliação da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
Focado em realizar estudos e pesquisas sobre as diversas vivências das infâncias em contextos educacionais, o Grupo Linfe compreende a infância como categoria social, o que torna possível apreender diferentes vivências da infância, razão pela qual se refere a tal categoria no plural. O Grupo busca entender como os modos de organização e funcionamento das instituições educacionais, assim como as mediações que nelas se realizam, repercutem em diferentes domínios das vivências infantis, dentro e fora da escola: o seu desenvolvimento, as relações sociais, as suas afecções e as formas próprias de atribuir sentido ao mundo.
Para o Grupo Linfe, a linguagem é concebida como via de acesso privilegiada às experiências dos sujeitos, assim como constituidora desses.
Linhas de Pesquisa
Atualmente, o Grupo Linfe organiza as suas atividades em duas linhas de pesquisa, abaixo descritas.
📌 Currículo e Avaliação
Essa linha de pesquisa busca compreender as relações entre currículo e avaliação na educação básica, abordando as práticas de avaliação interna e externa à escola e os modos como essas práticas repercutem e influenciam os currículos e investigando instrumentos e práticas de avaliação interna e externa à escola.
📋 Pesquisas em andamento:
[em breve]📌 Educação Infantil e Ensino Fundamental
A linha de pesquisa educação infantil e ensino fundamental reúne estudos e pesquisas cujo objetivo é compreender as experiências de crianças e professores na etapa da educação infantil e como tais experiências se configuram na transição entre esta primeira etapa da educação básica e a etapa seguinte, o ensino fundamental.
📋 Pesquisas em andamento:
[em breve]Registros autorais
Para conhecer mais a história do Grupo Linfe, leia as atas redigidas por seus integrantes. Cada documento relata a pauta e os propósitos de cada encontro, além de reportar os assuntos debatidos e as decisões e argumentos apresentados.
Atas de 2015