Bem-vindo(a) ao blog do Grupo Linfe,

neste espaço você conhece mais sobre os estudos desenvolvidos acerca dos temas infâncias, linguagem, educação, formação de professores etc. e ainda participa das discussões de conteúdos relevantes e caros ao Grupo de Pesquisa.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Oficina de Leitura com Estudantes

Dando continuidade às atividades previstas para 2017, o grupo iniciou a oficina voltada para os estudantes das escolas parceiras. 

Para saber mais, leia o relato de Daiane, Marcela, Sandra e Sara, integrantes do Grupo LINFE.

Oficina de leitura promove encantamento e ótima vivência de leitura literária nos estudantes das escolas parceiras


Em 11 e 25 de abril, realizamos as oficinas literárias para os alunos nas Escolas Municipais União da Betânia e Theodoro Frederico Mussel, em Juiz de Fora/MG. Essas oficinas compõem o projeto “Leitura e Leitores”, cujo objetivo é incentivar a leitura de literatura infantil tanto aos alunos quanto aos professores. As edições de abril trouxeram aos pequenos leitores o livro “O Menino que Colecionava Lugares”, de Jader Janer.

Planejamos as oficinas para desenvolvimento em etapas: (1) oficina de leitura com os professores; (2) oficina de leitura com estudantes; (3) presença do autor Jader Janer nas escolas e exposição das ilustrações realizadas na oficina com os estudantes.

A oficina literária é um momento de muitas experiências, tanto para os pesquisadores envolvidos quanto para o público participante. Além disso, ela enriquece o processo de formação continuada dos professores.

Os depoimentos dos professores participantes fortalecem os debates realizados na reunião semanal do Grupo LINFE sobre a importância da vivência literária dentro de uma perspectiva cultural, capaz de tornar esse processo de leitura humanizador.

Nesse sentido, o trabalho nas escolas vai muito além de ler um livro. É um trabalho que visa proporcionar, de alguma forma, aos indivíduos desse processo uma experiência estética que seja um fio condutor de suas memórias.

Até a próxima...





Nenhum comentário:

Postar um comentário