Bem-vindo(a) ao blog do Grupo Linfe,

neste espaço você conhece mais sobre os estudos desenvolvidos acerca dos temas infâncias, linguagem, educação, formação de professores etc. e ainda participa das discussões de conteúdos relevantes e caros ao Grupo de Pesquisa.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Oficina de Leitura com Professores

Iniciando as atividade previstas para a pesquisa do Grupo LINFE, realizamos a primeira oficina de leitura com professores de uma escola pública de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Confira o relato da integrante Marcela Galvão:

Oficina de leitura promove uma vivência de leitura literária com os professores da Escola Municipal Theodoro Frederico Mussel

Um cantinho aconchegante que nos remete a lembranças da infância, à costura de experiências, ao alinhavo de memórias e uma leitura gostosa de Machado de Assis... assim foi o clima da 1ª Oficina de Leitura do projeto “Leitura e Leitores” realizada em 8 de março de 2017, na Escola Municipal Theodoro Frederico Mussel, em Juiz de Fora/MG. A leitura escolhida foi o texto “Um Apólogo”, no qual é apresentado um diálogo entre uma agulha e um novelo sobre a importância de cada um na confecção de um vestido.

“Em determinado momento, quis ser a linha e, em outro, a agulha”, concluiu uma participante. “Em várias situações somos linha e agulha, tanto como professores, quanto amigos” e “não fazemos nada sozinhos, mas um vai abrindo caminho para o outro, vai costurando e fazendo tudo junto”, comentou outra. As reflexões provam que o encantamento da literatura atravessa o tempo e o espaço e sempre acontece!

A iniciativa do Grupo LINFE, que pesquisa as experiências leitoras na infância e a formação docente, busca promover vivências de leitura literária com os professores e também com os alunos.

Nessa primeira edição, participaram as pesquisadoras Ana Maria, Márcia, e Maiara, que estiveram à frente da ação.

Aos demais integrantes do LINFE, registramos o agradecimento e também à equipe da Escola Municipal Theodoro Frederico Mussel, que nos acolheu.

Que essa sementinha plantada renda muitos frutos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário